Delta Cafés

A razão pela qual decidi analisar o redesign da Delta cafés, deve-se a uma viagem que fiz à cidade de Campo Maior e ter ficado fascinado com a dimensão e com a importância que esta marca tem na cidade. Já conhecia a marca, mas como não sou consumidor regular de café fiquei curioso sobre a história e os valores que sustentam o sucesso de Manuel Rui Azenhais Nabeiro, fundador da Delta cafés.

Criada em 1961, num pequeno armazém com poucos funcionários, a Delta destacou-se desde de cedo por seguir uma ideologia caracterizada por um espirito determinado e de uma vontade de afirmação no panorama nacional. Como sabemos, a conjuntura política e económica do país não eram as mais favoráveis, fazendo com que a empresa apenas lançasse o primeiro produto no mercado (o Delta Popular) passado um ano. Contudo, projectava-se assim, para a primeira década, uma fórmula de boa organização, e uma estratégia que apostava fortemente na área comercial e na distribuição. Uma base bem sustentada que serviu de impulsão para o sucesso da empresa: personalidade empreendedora, genética ganhadora e espirito de inovação e pioneirismo.

Durante os anos 70, a empresa presidida por Rui Nabeiro expande-se ainda mais com a constituição do grupo Nabeiro, permitindo assim à marca alcançar uma maior cobertura nacional. Ao mesmo tempo que se afirma em Portugal, começa a explorar a importação do café de África e cria a primeira chávena de café Delta (que ainda hoje é considerada um ícone).

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No início da década de 80 surge uma nova energia e um novo dinamismo, fazendo com que as grandes potencialidades dos meios de comunicação resultassem na 1ª reestruturação da marca, centralizando assim os seus objectivos na divulgação dos valores da marca através de diversas campanhas de publicidade. Em 1985,  é criada a novadelta, uma importante empresa dedicada à importação e exportação, considerada a maior unidade industrial de refação de café da Península Ibérica. Um ano depois, decide internacionalizar-se e abrir a novadelta em Espanha.

A década de 90 vem apenas confirmar a grande potência que a Delta se tinha tornado, em 94 conquista a liderança do mercado e recebe o certificado de qualidade ISO9002 e decide inaugurar  o museu do café em Campo Maior. Em 1996 a empresa lança  os “lotes origens” e em 97 são criadas as lojas mundo do café e “delta gourmet”, no ano seguinte é marca oficial da expo 98 e decide expandir o negócio para Angola.

Em 1999, em torno da grande euforia do novo milénio que se avizinhava, a empresa decide mudar a linha gráfica do seu logotipo. A fonte tipográfica muda, assim como o seu tamanho e formato, organizando/simplificando melhor cada elemento: o triângulo a fonte e as cores. (ver evolução em baixo)

A entrada no novo milénio é caracterizada pela preocupação ambiental e social da empresa. Nasce assim a campanha solidária “beber um café por Timor” com o objectivo de construir escolas em Faité e trazer um sorriso às crianças mais desfavorecidas e como consequência dessa campanha surge a primeira iniciativa de voluntariado “um coração chamado Delta”. No entanto, á parte deste panorama de responsabilidade social, a Delta constrói novas linhas e respectivas inovações: aparece a Delta office e a campanha “bom café bom trabalho”; o festival Delta Tejo em Monsanto e em 2007 o grande conceito de sofisticação Delta Q com o seu primeiro espaço público em Lisboa.

Em 2011 são celebrados os 50 anos da marca Delta com a campanha “mais de 50 anos a despertar Portugal” e o feito extraordinário de pelo décimo ano consecutivo ter sido eleita como “a marca de confiança dos Portugueses”.

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Em 2012, é apresentada a nova imagem Delta. E os administradores, João Manuel Nabeiro e Rui Miguel Nabeiro (filho e neto do presidente/fundador da empresa) falam das necessidades inerentes a essa transformação e adaptação da empresa a uma nova realidade.

“Os mercados estão cada vez mais globais, são cada vez mais as marcas que marcam o ritmo do mundo, as tecnologias tornam-se imprescindíveis (…) os consumidores e clientes desfiam-nos, querem situações novas, querem inovação (…) Hoje em dia temos uma vida sempre ligada, ligada aos acontecimentos, ligadas às situações (…) somos todos, cada vez mais exigentes e aceitamos esse mesmo desafio da exigência com a mesma força, com a mesma coragem de à 51 anos em que meu pai começou efectivamente esta odisseia desta nossa empresa”

Mais à frente, durante a apresentação da nova imagem da empresa, para reforçar o lado humano que a empresa tanto quer transmitir com esta nova imagem, de ligação com as pessoas, dentro e fora da estrutura Delta,  João Manuel Nabeiro conclui: “as empresas não são mais nada menos do que gente, e gente, meus caros amigos, somos nós!”; e “Mais do que um cliente, um amigo!”

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Em termos gráficos, o redesign de 2012 apresenta-se mais moderno e acompanhado de um novo slogan ” o café da sua vida”. A intenção deste nova identidade passa pelo reforço das linhas de força do triângulo para aumentar a sua visibilidade em pequenos formatos; a modernização da marca sem perder nenhuma das suas referências visuais; tornaram a letra “A” num ícone e redesenharam o logotipo por forma a que se constitua uma marca autónoma; recuperação da tipografia em caixa alta do logotipo de 1961; e mantiveram os códigos principais da marca: o triângulo, as cores e as palavras “Delta cafés”. (ver vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=TcDVZk-HnOQ)

Analisando a evolução da marca Delta, para mim, o principal valor, para além dos que são enunciados ao longo do tempo, é o da coerência. Falo de coerência num sentido transversal, ou seja, na capacidade da marca seguir fiel aos seus princípios fundamentais que desde cedo a caracterizaram nas suas diversas intervenções, tanto sociais como ambientais, humanas e em todos os segmentos do mercado bem como na própria sofisticação e ajustamento da imagem gráfica ás realidade de cada época.
A Delta cafés é por isso um bom exemplo de organização empresarial, que teve sempre um cuidado e uma ligação mais próxima com as pessoas, criando assim uma familiarização entre o seu produto e o consumidor em todas as suas representações (dentro e fora do país) e linhas paralelas de negócio.

Referências:
http://www.delta-cafes.pt/pt
https://www.mydeltaq.com/Default.aspx?ID=1886
http://www.grupo-nabeiro.pt/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Delta_Caf%C3%A9s#cite_note-5
http://www.youtube.com/watch?v=TcDVZk-HnOQ

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